Bem-vindo ao Museu José Mendonça de Inês !

Apresentação do museu

O Museu José Mendonça de Inês (Museu JMI) é uma instituição museológica localizada na Ilha do Corvo, de direito privado e sem fins lucrativos, actuando por tempo indeterminado, criada em memória do corvino José Mendonça de Inês (Corvo, 1931 – Corvo, 2017), dedicada à salvaguarda, valorização e dinamização do património da Ilha do Corvo - com enfoque das artes e ofícios de carpintaria e marcenaria - visando a afirmação da identidade histórica, cultural, social, económica e ambiental desta ilha.

José Mendonça de Inês, personalidade amplamente conhecida de modo afectoso pelos corvinos, distinguido em 2016 com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, atribuída pela Região Autónoma dos Açores através de diploma subscrito pelos Presidente do Governo e Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, dedicou a sua vida às artes e ofícios de carpintaria e marcenaria. Resultado de uma enorme experiência e talento nato, seja no manuseamento de ferramentas seja nas técnicas de utilização de madeiras, perpetuou a construção da famosa Fechadura do Corvo, um dos mais significativos símbolos da Ilha do Corvo.

A sua vida e obra documenta aspectos patrimoniais importantes que devem ser salvaguardados, pois registam a vida, as tradições, os hábitos e os costumes da Ilha do Corvo. A valorização e dinamização do seu legado servem como instrumentos pedagógicos na afirmação da identidade corvina e no fortalecimento da coesão cultural e social dos habitantes da Ilha do Corvo, e dos Açores em geral.

Conhecer a vida a obra e o legado de José Mendonça de Inês constitui um desafio, e é um processo em contínuo desenvolvimento que carece de mais investigação, mais estudo e análise, tanto mais que entrecruza e conjuga vários elementos do contexto histórico em que viveu.

O Museu tem como visão que a protecção e promoção da diversidade cultural e natural são os principais desafios do século 21, e reconhece que os museus e seus acervos e colecções constituem os principais meios pelos quais os testemunhos tangíveis e intangíveis da natureza e das culturas humanas são salvaguardados. Neste sentido, os museus, ao promoverem o conhecimento do mundo natural e do nosso lugar nele, utilizam as suas colecções para contar a história do nosso planeta, sendo elas um registo da interacção humana com o mundo natural e entre si, utilizando-as como guia e ponto de partida para promover a curiosidade e inspirar as futuras gerações de cientistas e investigadores.

O Museu constitui-se, no domínio da museografia, com os objectos criados e as ferramentas e instrumentos que foram utilizados por José Mendonça de Inês, organizando-os em colecções que servem de ponto de partida para o desenvolvimento de linhas de estudo e investigação e para a realização de diversas actividades, designadamente exposições e eventos, entre estes as palestras, debates, seminários, conferências, encontros, entrevistas e reportagens. Outra dimensão da sua actividade é a formulação e implementação de cursos e estágios curriculares ou profissionais no âmbito da museologia e museografia, das artes e ofícios de carpintaria e marcenaria, e outras actividades de suporte à acção museológica, entre elas a produção e realização de audiovisuais e multimédia.

Procure conhecer melhor o Museu consultando as outras páginas.

Image description.
Fotografia © Museu JMI. Pormenor de ferramenta.